Página Inicial » Películas automotivas » Película automotiva parabrisa é permitida conforme leis. Entenda mais aqui!

Película automotiva parabrisa é permitida conforme leis. Entenda mais aqui!

Utilizar película no parabrisa é um desejo de muitos proprietários de veículos, mas você conhece todos os detalhes antes de fazer esse investimento? Continue com a gente e descubra! 

Mesmo sendo bem conhecido, nem todos conhecem a legislação de trânsito vigente que trata especificamente dos locais e demais critérios em que a película automotiva é permitida.

Antes de seguirmos, vale observar que as dicas e informações prestadas neste sucinto artigo utilizará a legislação de trânsito em vigor no país e que definem todos os critérios e detalhes sobre o uso de película em vidros automotivos.

Feita a pequena ressalva, que tal falarmos do que realmente importa? Preparado? Então vamos lá! 

Adiante serão abordados os seguintes assuntos:

  • Os benefícios e funções da película automotiva
  • Os problemas causados pela película no parabrisa
  • É permitido ou não utilizar película automotiva parabrisa?
  • O que mais você precisa saber sobre a instalação de películas
  • Precisando de película no parabrisa? 

Os benefícios e funções da película automotiva

Ao falarmos das películas automotivas, logo vem à mente a imagem de um carro totalmente escurecido em todos os vidros, não é mesmo?

Embora essa noção sobre as películas automotivas não esteja equivocada, vale lembrar que o produto possui inúmeros estilos e modelos, produzidos para diferentes necessidades e gostos.

Isto é, a característica que mais se difere entre os modelos de película automotiva é a sua intensidade e consequente capacidade de reduzir a visibilidade do vidro, mas no caso da película no parabrisa essa qualidade é completamente diferente.

Com certeza você conhece as películas tradicionais, usadas em vidros de automóveis. Esses produtos são responsáveis pelo escurecimento dos vidro para que a retenção do calor e luminosidade seja maior.

Assim, as películas tradicionais garantem maior privacidade ao interior do automóvel, protege o estofado das agressões solares e são um excelente recurso antivandalismo, apesar de não blindar o vidro, em hipótese alguma. 

Os problemas causados pela película no parabrisa

No entanto, a película automotiva parabrisa, que possua as mesmas características citadas anteriormente, prejudicam muito a visibilidade do condutor, além de ser um material que impede a visualização de fora para dentro

Isso significa que, em eventual blitz de trânsito ou mesmo na captação de imagem feita por radares, o uso da película para parabrisa dianteiro impossibilita que o motorista seja flagrado cometendo infrações, como: 

  • Utilizando o celular enquanto dirige;
  • Dirigindo sem o uso do cinto de segurança;
  • Utilizar equipamentos de som proibidos, conforme prevê o CONTRAN.

Bem, com todas as informações, fica evidente que a película no parabrisa que contenha as mesmas características das películas tradicionais usadas em outros vidros do veículo são proibidas, certo?

Pois é, caso essa seja um dado novo para você é melhor não se esquecer: jamais aplique película no parabrisa se o produto reduzir, ainda que minimamente a visibilidade interna e externa do vidro. 

É permitido ou não utilizar película automotiva parabrisa?

A legislação atual não impede aplicação da película para brisa, desde que atenda às regras estabelecidas, como a entrada de luz de no mínimo 75%, taxa que também é exigida para a visibilidade. 

Portanto, pode-se afirmar que a película para brisa é autorizada sim, mas a visibilidade e entrada de luz solar deve ser respeitada, sob pena de multa pecuniária e pontos na carteira do proprietário do veículo.

Contudo, uma das alternativas mais oferecidas no mercado especializado é a película transparente para parabrisa, um produto que não altera as características originais do vidro dianteiro.

A película transparente para parabrisa é excelente, uma vez que também ajuda na retenção da entrada de calor no veículo, garantindo conforto para o condutor e seus passageiros. 

Embora a luminosidade não seja prejudicada com esse tipo de película para parabrisa dianteiro, além de reduzir o calor, a película no vidro da frente transparente protege o estofado e demais objetos contra os raios UV. 

É isso mesmo! As funcionalidades da película para parabrisa dianteiro são similares às oferecidas pelas versões que escurecem o vidro, com a diferença e vantagem de estarem em conformidade com as leis de trânsito vigentes. 

Igualmente à película escura, o modelo transparente da película no vidro da frente reduz a entrada de calor em 85%, dependendo das qualidades e especificações de cada fabricante, é claro.

O que mais você precisa saber sobre a instalação de películas

Em primeiro lugar é preciso salientar que não há nenhuma exceção de uso da película para brisa que não seja a transparente, pois em qualquer circunstância distinta, haverá violação das leis de trânsito.

Isso inclui, por exemplo, a aplicação da película para parabrisa dianteiro em faixa, ou seja, somente na parte de cima do parabrisa, para ajudar a visibilidade e entrada de luz solar que atrapalhe os olhos. 

Destaca-se que, para essa função, os automóveis já possuem um acessório específico conhecido como quebra-sol e portanto, não há a necessidade de aplicação de película no vidro da frente escura, ainda que em estilo de faixa.

Sendo assim, abordamos inúmeras diferenças entre a película no parabrisa transparente com as demais películas escuras utilizadas em outros vidros automotivos, não é mesmo? Mas existem algumas semelhanças importantes. 

Veja a seguir:

Resistência e durabilidade

Tanto a película automotiva parabrisa transparente quanto os outros modelos automotivos são aplicados na parte interna do veículo, por isso não ficam expostas às condições climáticas e outras agressões.

Logo, a sua resistência e durabilidade é bem maior e a necessidade de substituição, embora ocorra, é somente após muitos anos de uso, quando o desgaste natural começa a reduzir sua funcionalidade e qualidade estética

Aplicação rápida

Outra similaridade da película transparente para parabrisa com os demais modelos é a praticidade e agilidade de aplicação, desde que a execução do serviço seja realizada por profissionais. 

Precisando de película no parabrisa? 

Então, procure hoje mesmo a equipe de atendimento da Across Window Film.

Somos uma empresa especializada em películas automotivas de todos os tipos e das melhores fabricantes do mercado. 

Seja para a aplicação da película transparente para parabrisa ou dos modelos escuros para os outros vidros do veículo, a Across Window Film oferece um serviço de alto padrão, com agilidade e qualidade. 

Entre em contato e conheça todos os detalhes sobre película no parabrisa com a Across Window Film!

Preencha o formulário e em breve retornaremos seu contato​

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? 🙂